sexta-feira, 15 de março de 2013

Com casa cheia, quinta sessão da câmara de vereadores é marcada pela explicação do novo indice da dengue



Ontem, quinta-feira, 14, aconteceu à quinta sessão da câmara de vereadores de Aquidabã, onde se constava à presença de todos os vereadores, noite na qual, o pequeno plenário não comportou  a quantidade de pessoas presentes, impressionando assim aquela casa. Marcada por palestras do coordenador de endemias Cláudio Guimarães e Ana Lúcia do Sintese.

Expediente do dia: Requerimento do vereador Ceará do PDT, pedindo sessões itinerantes em alguns povoados da nossa cidade, alguns requerimentos do vereador Juscélio Jersey do PT líder da oposição, solicitando do poder Executivo Municipal, projeto de Reforma da lei orgânica municipal, a elaboração do plano Diretor do município de Aquidabã, outro requerimento pedindo ao prefeito e aos Ilustríssimos senhores secretários de finanças e educação informar aquela casa de leis, por meio de extrato bancário, comprovante a retirada de R$1.500.000.00  (Um milhão e quinhentos reais) que fora destinado ao município de Aquidabã para compra de ônibus escolares, sacado pelo então prefeito Marcos José Barreto no final do ano de 2012, conforme informou publicamente o prefeito José Carlos Dos Santos, devendo ser encaminhado em anexo , cópia do respectivo convênio firmado entre o Ministério da Educação e o Município de Aquidabã, para tal fim, informar também, o montante da divida do município de Aquidabã com a previdência Social, bem como as pendências que estão gerando inadimplências e impedimento para realização de convênios com a União, pedindo também em outro requerimento, que a administração informe a câmara, quem são os responsáveis pelas pastas das secretarias municipais de: 1-Meio Ambiente, 2-Agricultura, 3-Esportes e lazer, 4-Comunicação Social e 5-Transportes, justificando que as informações ora solicitadas são indispensáveis para que a câmara municipal, nos termos do que preceitua o art. 31, da constituição federal, exerça sua função fiscalizadora dos atos do poder Executivo, onde na ocasião apresentou a Moção de Congratulações, em homenagem ao ex-prefeito, senhor Rubens Oliveira, pelos serviços relevantes prestados a nossa comunidade, antecipando-lhe os parabéns pela data do seu aniversario, no dia 04 de abril, data em que coincide com o aniversário desta cidade. Outra moção, foi do vereador e líder do prefeito Diego De Gonçalo do PPS, moção de repudio aos organizadores da décima quarta edição do micabã, em termos da contratação da banda Chica égua, justificativas que nas quais todos leitores desse blog já sabem. Outro requerimento apresentado pelo líder, encaminhado a secretaria de saúde, o terminar do posto de saúde do povoado segredo.


Matérias aprovadas: Requerimento do vereador Ceará, pedindo sessões itinerantes, requerimentos do vereador Fernando Júnior, sugerindo ao prefeito que determine a secretaria de esportes, elaborações de estudos objetivando implantar e realizar anualmente campeonatos de futebol de campo inter povoados, o outro requerimento aprovado foi solicitando ao atual gestor uma área de terra no povoado jurema para implantação de um campo de futebol. Aprovado também o requerimento de Diego pedindo explicações do coordenador de endemias sobre a real situação do município relacionadas a dengue, e a moção de todos os vereadores em homenagem ao sr; Joaquim Macedo, marcada para terça dia 2.

O primeiro vereador(a) a usar a tribuna foi Tânia De Valter do PSC, onde iniciou sua fala, justificando a sua ausência na ultima sessão por motivos de saúde, onde agradeceu a compreensão da presidência. Dando continuidade, falou sobre o sofrimento da classe dos professores em termos de atrasos salariais e a luta árdua dos mesmos, colocando-se a disposição da categoria, justificando que também é professora. Aproveitando o tema educação, a vereadora destacou a audiência marcada pelo prefeito para o dia 28, que coincide com o feriado da quinta feira maior, pedindo ao líder do prefeito, que outra data seja marcada antecipadamente, onde destacou também a importância dos professores na conscientização dos alunos no combate a dengue

Juscélio Jersey, foi o segundo a usar da tribuna, iniciando suas palavras falando sobre o aniversario do governador de Sergipe, Marcelo Deda. Destacou e justificou seus requerimentos ali protocolados, onde citou a reforma da lei orgânica, que foi promulgada no dia 05 de março de 1990, sob a presidência do senhor Agostinho Cardoso de Oliveira e sob a administração do então e atual prefeito, ressaltando que a lei neste mês, 5, completou 23 anos de existência, sem atualização encontra-se bastante defasada, pois ao longo dos tempos aconteceram varias mudanças importantes, especialmente no que diz respeito a legislação brasileira, citou outro requerimento solicitando ao prefeito, a elaboração do plano diretor do município, justificando que  os municípios que porventura não tinham plano diretor quando da edição do estatuto da cidade, passaram a ter obrigação de editá-lo no prazo de cinco anos, que começou a ser contado a parti de 8 de outubro de 2001, e que o descumprimento desse prazo levará a punição do prefeito, por pratica de ato de improbidade administrativa, plano diretor prometido em campanha pelo atual gestor, entre outros requerimentos acima citados.

Na sessão passada, o presidente da radio comunitária aquidabã fm 104.9, o sr: Giovaleno Felix, ex-vereador e presidente daquela casa, entregou um oficio, onde constava a transmissão das sessões da câmara na emissora gratuitamente, lembrada nessa sessão pelo vereador juscélio, onde na ocasião pediu rapidez na resposta do presidente da casa, na oportunidade falou sobre as polemicas das rivalidades dessas festas, acrescentando que se tem coisas mais importantes a serem debatidas, e não picuinhas como está sendo feita.

Fernando Júnior do PPS, falou sobre o seu apoio aos professores, acrescentando sua solidariedade a moção de repudio apresentado por Diego, onde na ocasião referindo-se ao presidente, pediu a criação de uma comissão para a visita as escolas do município, aproveitando o seu discurso dizendo ao líder da oposição que se ele quiser fazer algum requerimento a algum secretario que não esta em ativo ainda, pode enviar a secretaria, rebatendo o requerimento do mesmo.
Na sua fala, falou também sobre um suposto requerimento, pedindo a gravação da primeira sessão, onde ele falava abertamente ao publico transparecendo a infidelidade partidária, justificando por ele que isso nunca existiu.

Vieira de rege em suas breves palavras, parabenizando o vereador juscélio pela moção em homenagem ao ex-prefeito Rubens de oliveira, prosseguindo dizendo que sempre apoiou os professores, e que nunca mudou como foi criticado pela oposição, falando também sobre a sinalização das ruas da cidade.

Vereadores como Ceará, Adeilton da firma e Lando de Bado, também usaram a tribuna, parabenizando o trabalho dos agentes de saúde no combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, e os professores municipais, onde os mesmos falaram sobre o apoio a categoria.
 

Diego de Gonçalo por sua vez,  iniciou referindo-se diretamente a juscélio, dizendo que não trabalha pra ele para trazer informações que o mesmo pode conseguir fazendo um simples requerimento, destacando a cobrança feita pela oposição, pedindo provas dos desvios da ultima administração.
Abertamente ao publico, frisou a cavalgada, explicando os motivos da festa.
“A cavalgada é em homenagem ao saudoso Clésio Maia, que fazia esse evento todo sábado de aleluia, e que eventualmente coincide com a data da realização da Micabã” – acrescentou citando também a proibição dos menores de idade no show da polêmica banda e a sua moção de repudio aos organizadores.
Relacionado aos professores, comentou sobre um suposto projeto, enviado pelo prefeito que poderia tirar alguns direito dos professores, destacando o caráter do gestor, e que nunca chegará àquela casa nenhum projeto que seja contra a categoria.


Conforme o requerimento do Vereador Diego, solicitando a presença naquela casa do coordenador de endemias Cláudio Guimarães, para fazer algumas explicações da real situação do município relacionada aos focos do mosquito da dengue e o índice assustador repercutido por toda impressa sergipana, onde o mesmo compareceu falando sobre o mas novo índice lira de 3.1, e respondendo algumas perguntas dos vereadores. Esperamos agora uma entrevista do mesmo na rádio Aquidabã Fm.


Quebrando o protocolo, a vice-presidente do Sintese, Maria Barroso Vieira (Lúcia) convidada pela vereadora Tânia, foi  prestar algumas explicações sobre a atual realidade dos professores de Aquidabã, onde na oportunidade relatou que Aquidabã em termos de atrasos salariais e férias da ultima administração, é a pior situação do estado, frisando também a irresponsabilidade do gestor pelo não pagamento do piso salarial, acrescentando que o prefeito está descumprindo uma lei municipal e federal.


Vereadores que não usaram a tribuna: Luciano de kaká e Tonho de Maneca.

Esse blog se compromete, a fazer as seguintes matérias: Sobre o novo índice da dengue no município, e a do sintese, relatando sobre assuntos pautados nesta sessão.

9 comentários:

  1. Estive presente ontem, e mas uma vez gostei dos veriadores diego de gonçalo e fernando junior, parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Aos poucos,a poeira vai baixando e aqueles, que apressadamente manifestam seus comentário incerto,passam a entender, que coisas sérias devem ser tratadas com cautela e não como cabidela.
    Um parlamento seja ele nacional,estadual ou municipal,devem trabalhar com o pensamento voltado para o interece e direito do povo.

    ResponderExcluir
  3. Notei algo interessante não só nesta postagem como nas anteriores, me parece que o presidente da câmara "não tem nome", pois refere-se sempre a ele como sendo: "presidente da casa" ou "a presidência", quando na verdade deveria ser: PRESIDENTE CARLOS MOURA. Por que será que isso acontece, onde em contraste, o nome de TODOS os vereadores é citado?! Por que o do presidente não aparece?! Deixo aqui, a minha curiosidade no ar! Fala repórter!

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de responder os comentários aqui postados, mas não vejo problema nessa situação kkk, pois bem, Carlos Moura simplesmente não precisa de esforços para demostrar sua capacidade e sua competência diante da câmara de vereadores, pelos momentos antes vivido pela nossa sociedade e e conhecimento em massa de toda população. A primeira e segunda sessão aqui relatadas citam o nome do mesmo, e não preciso simplesmente rescreve-lo novamente por causa que todos leitores sabem, e quem não sabe procura saber por causa da importância do cargo exercido por ele!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E acrescentando, acredito na humildade dele, e na insignificância que esse problema significa pra ele. Falei Andreia kkk Abraços

      Excluir
    2. Agradeço pela atenção, em abrir uma exceção...rs...não tratei o assunto como sendo um "problema", mas apenas uma dica ou observação, detalhes típicos em uma educadora como eu. Mas, acredito, que sendo um repórter competente e inteligente que é, entendeu a mensagem que quis passar, pois toda reportagem deve ser completa em informar o nome dos sujeitos envolvidos na situação, como exemplo disso é só observarmos as matérias dos jornais mais conceituados de nosso país. O sujeito em uma reportagem não pode, nem deve estar oculto, como já disse, é apenas um detalhe, mas que faz toda a diferença! Você poderia ter dito assim: "líder da oposição"(todos sabem que é Juscélio), "Líder do prefeito"(todos sabem que é Diego)...conclui-se então, que a ausência do nome do Presidente da casa é, no mínimo, estranho! Mas tudo bem! Fica a dica para esse humilde e bom repórter...kkk...abraços.

      Excluir
  5. Me permita uma adenda; falar ou não o nome do presidente do parlamento municipal,embora,seja um mandato provisório,não mudaria de forma alguma,o andamento dos trabalhos das sessões ali realizadas.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Genison Bhalbino!
    Sua eficiência nas publicações,mostra a abilidade existente em você,abços. cara!!!

    ResponderExcluir

Identifique-se