quinta-feira, 4 de abril de 2013

DÉCIMA SESSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES: PRESENTE DE GREGO AOS PROFESSORES DE AQUIDABÃ NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Ontem, 03 de abril, véspera do aniversário da nossa cidade, foi realizada a décima sessão da câmara de vereadores de Aquidabã, onde o vereador Lando de Bado faltou. A sessão bastante polêmica contou com a presença da vice-presidente do SINTESE Maria Barroso (Lúcia) acompanhada de seu assessor jurídico que assistiram da platéia a aprovação do projeto de lei 03/2013 que revoga a lei do piso do magistério de Aquidabã, sem esquecer que a policia militar fazia ronda a todo tempo ao redor da câmara.

Em uma sessão bastante prolongada os projetos de lei foram a votação e aprovados pela base aliada do prefeito: PL 01/2013 que altera o art. 15 da lei municipal 02/1991, de 27 de agosto de 1991. PL 02/2013 que altera o art. 1º que revoga o art. 4º da lei municipal 02/2010 de 11 de junho de 2010.
PL 03/2013-revoga a lei 17/2012 que dispõe sobre plano de carreira e Remuneração do magistério publico público de Aquidabã e da outras providências e PL 04/2013, que pede a autorização de um terreno para construção de um terreno para o cartório eleitoral.

No pronunciamento do vereador Juscélio Jersey do PT, líder da oposição na câmara de vereadores , criticou a reprovação de seu requerimento, solicitando do poder Executivo Municipal, projeto de reforma da lei orgânica municipal onde a mesma encontra-se defasada. Referindo-se ao presidente Carlos Moura, pediu para que o mesmo procurasse saber sobre um convênio  que existe entre a câmara e a INTERLEJ no tempo do presidente Marcos de Morais, onde a mesma trabalha com esses tipos de reformas, e que é tudo gratuito.
Referindo-se aos projetos enviado a câmara  de vereadores pelo atual gestor, criticou dizendo “Esses projetos é um pacote da bondade para o povo de Aquidabã.”
Relacionado ao projeto que revoga a lei do piso dos professores , Juscélio relembrou que na sessão realizada no dia 14 de março, alguns vereadores que votaram ontem a favor do projeto disseram que estariam do lado da categoria , e que em nenhuma hipótese aprovariam nenhum projeto que tirasse direitos dessa dos professores, onde os mesmos ressaltaram a importância do diálogo, coisa que não existiu.

Tânia de Valter por sua vez desabafou e demonstrou sua indignação, referindo-se diretamente ao presidente Carlos Moura, disse que se sente indignada com algumas atitudes que a presidência vem tomando. “Nunca participei de uma sessão, onde projetos de interesse da população não são debatidos antes de ser votado, onde o diálogo não existiu.”  dando alguns exemplos de antigamente, onde projetos eram apreciados e o debate produtivo sempre havia.
“Tem muita coisa errada nessa câmara, muita coisa ta diferente” acrescentou

Vereadores que votaram a favor do projeto de lei 03/2013 que revoga a lei do piso dos professores: Vereador Diego de Gonçalo-lider do prefeito na câmara, Vieira de Rege-primeiro secretário, Tonho de Maneca-vice-presidente, Fernando Júnior -PSC, Adeilton da Firma, e o vereador Ceará!
Votaram contra a aprovação do projeto: Juscélio Jersey-lider da oposição, Tânia de Valter e Luciano de Kaká.

Lando de bado não foi a votação por problemas de saúde, e Carlos Moura por ser presidente e só votar em caso de empate

Em uma entrevista ao repórter Gênison Bhalbyno, a vice-presidente do SINTESE se sentiu indignada ao ver vereadores que se comprometeram com os professores em estar do lado deles, lutando a favor da categoria, votar em um projeto que tira direitos dos professores de Aquidabã. “O que aconteceu aqui na câmara de vereadores foi uma traição por parte dos vereadores, e mentiram quando disseram na sessão do dia 14 que não existia nenhum projeto que prejudicasse a categoria”
Segundo Lúcia, foi um verdadeiro golpe que a câmara deu nos professores, e que agora é tomar providências o mas rápido possível no meio judicial.

Franklin, assessor jurídico do SINTESE, fez algumas argumentações relacionado ao projeto e sua aprovação, dizendo que efetivamente quem dará a ultima palavra é o judiciário, e que tem a absoluta certeza que não há inconstitucionalidade na lei, como o prefeito justifica,  “Não há inconstitucionalidade na lei do piso por várias razões apostas ao prefeito, ou seja o projeto visa tratar de uma revisão de uma categoria, e por tanto o judiciário eleitoral já decidiu desde 2004 que não existe qualquer inconstitucionalidade qualquer ilegalidade”
Acrescentou, dizendo que o prefeito mentiu quando disse que a lei do piso atinge a lei de responsabilidade Fiscal, citando a legalidade do piso nacional, aprovado pelo STF, finalizando dizendo que os vereadores deram um verdadeiro presente negativo no aniversário da cidade ao povo de Aquidabã.

PRIMEIRO, é importante destacar a importância dessa discussão para a sociedade. O que está em jogo é maior que a remuneração de uma categoria. O que está em Jogo é a valorização do bem mais precioso que se pode mensurar para a humanidade, o conhecimento.
Não consigo entender porque nossos políticos e, nesse caso especifico o prefeito, insiste em fechar os olhos para o que realmente importa para a sociedade. Será possível que nenhum deles tem a leitura de que todos os países que se encontram bem colocados no mercado econômico mundial, quando se fala em qualidade produtiva, investiram maciçamente em educação. E isso, sem falar em outros benefícios sociais como diminuição da violência, desemprego e, claro, aumento do nível intelectual.

Acredito que os vereadores de Aquidabã e o prefeito, precisam trabalhar, realmente, pelo fortalecimento da sociedade. É preciso que nós abandonemos, falo sociedade e classe política, o pacto da mediocridade, onde os políticos fazem de conta que estão preocupados com o cidadão e a sociedade faz de conta que está satisfeita.
Revoltante é saber o que aconteceu na câmara de vereadores na noite de ontem, todos que estavam presentes presenciou uma verdadeira falta de respeito não só para com os professores, mas com os filhos e filhas dos cidadãos de Aquidabã, que necessita do crescimento imediato de uma boa educação.      

8 comentários:

  1. Os vereadores que votaram a favor do projeto estao apenas cumprindo ordens, e infelismente isso ira se repetir durante toda a gestao do entao prefeito Jose Carlos dos Santos. Eles nao estao ali representando o povo, o que deveria ser, mas sim, as imposicoes do gestor municipal, onde os mesmos so estao interessados em beneficios proprios. Mas isso serve de aprendizado para que nas proximas eleicoes a populacao de Aquidaba pense bem antes de dar o seu voto a politicos egoistas. Uma pena que para isso vamos ter que esperar 4 anos... lamentavel ...

    ResponderExcluir
  2. Os vereadores são os representantes diretos da população dentro do poder público. Entre as funções deles, está a de defender os interesses dos moradores, fiscalizar o governo municipal, além de criar leis. Para que essas atribuições sejam plenamente realizadas, os cidadãos devem manter contato direto com os vereadores. Para isso, é preciso que um vereador atuante mostre sua afinidade com o seu eleitorado e não perca o contato com o mesmo.

    Interessante é saber, como esses descompromissados vereadores que aprovaram o projeto de lei que revoga a lei do piso irão olhar agora para a cara dos professores e da comunidade aquidabaense, irresponsáveis com o bem estar público, despreucupados com o crescimento da educação na cidade que tanto amo.

    Parabéns Gênison Bhalbyno, estou falando diretamente do Ceará, onde trabalho de auxiliar administrativo, meu nome é Paulo Henrrique Sampaio e nunca esquecerei de minha terra, espero que um dia, outras pessoas não façam como eu, saia de Aquidabã para conseguir coisas melhores.

    #VERGONHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Henrique Sampaio? Sei! Então pq o perfil ta como anônimo??? Eu hein!!!

      Excluir
    2. Porque não tenho nenhuma conta que é anexa a esse bellíssimo blog, contra fatos não á argumento, o assunto é outro!!
      (Paulo Henrique Sampaio)

      Excluir
  3. È TRISTE QUANDO FALAMOS EM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E NA CONTRA MÃO VEMOS O LEGISLATIVO DA CIDADE DE AQUIDABÃ-SE, TRABALHANDO EM PROL DA DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO.PARABÉNS AOS VEREADORES DE SE OPUSERAM A ESSE PROJETO.LUÍS CARLOS-SP

    ResponderExcluir
  4. Mas o atual prefeito dizia que "TEM DINHEIRO NA PREFEITURA DE AQUIDABÃ" mas, faltava quem administrasse? Que RESPEITARIA os direitos dos professores, e que trabalharia em parceria com o SINTESE e o SINDABÃ? Que as portas do seu gabinete estariam abertas para os professores? E que o secretário de educação seria escolhido pelos próprios docentes??? É verdade... como disse Augusto policial na 104,9 FM: "Alguém conhece algum politico que cumpre tudo que promete em campanha??" Pelo menos esse não cumpriu uma vírgula!!!

    ResponderExcluir
  5. E o nosso vice-prefeito, o Cleto Maia, não se posiciona? Professor de história, deve ou deveria conhecer leis, e daí lutar pela SUA CATEGORIA... Ah, lembrei; agora ele é vice-prefeito, a categoria dele já não tem mais importância. talvez volte a ter daqui a quatro anos,caso nao consiga a reeleição, num é? #QuantaHipocresia! -_-

    ResponderExcluir
  6. KD OS PROFESSORES, ESTÃO CALADINHOS!!!!!
    SERÁ QUE FALTOU CORAGEM DE ENFRENTAR O NOVO GESTOR.

    ResponderExcluir

Identifique-se