Giro de noticias

CARLINHOS X VEREADORES
Na última terça-feira 11, foi realizado no fórum Juarez Figueiredo em Aquidabã, audiência entre o Prefeito Carlinhos e o presidente da câmara Carlos Moura, promovida pela Excelentíssima Juíza de Direito Jocelaine Costa Ramires de Oliveira. A discussão principal era sobre o atraso dos repasses por inteiro (mais de 100 mil) para a câmara, que se arrastam por mais de quatro meses. O prefeito não compareceu, mais o procurador do município Dr Aníbal Monteiro explicou que o corte se deu por conta de dívidas da câmara junto ao INSS. O presidente Carlos Moura, nega. Ficou acertado entre os assessores jurídicos dos dois órgãos, irem juntos a receita federal e buscarem mais informações. Enquanto isso, os vereadores recebem migalhas repassadas pela PMA, ou seja, “Bolsa Vereador”.  EITA PREFEITO QUE SAMBA NA CARA DOS VEREADORES.

BLITZs SURPRESAS
Além de ser politicamente correto, o Governo do Estado, também viu na Balada Responsável uma forma de melhorar sua a arrecadação, tirando momentaneamente motos e carros com impostos atrasados e irregulares de circulação. Em Aquidabã, estão sendo realizada blitzs surpresas, apreendendo dezenas de motos e carros, inclusive veículos públicos. Segundo informações, a fiscalização irá até o final da semana. Lembre-se de usar capacete e portar documentos do veículo motorizado. VIVA A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO!

JUVENTUDE EM AÇÃO
Na ultima sexta-feira sete, a Rádio Comunitária Aquidabã FM 104.9, através do Projeto de Desenvolvimento Social “Programa Agenda Comunitária”, realizou um belíssimo debate com a juventude do município. Na oportunidade, os jovens mostraram que estão antenados em tudo que acontece na cidade, e que realmente estão interessados em debater Politica. Assuntos como Reforma Politica, trabalhos do Legislativo e participação juvenil na construção do debate politico nas redes sociais, foram minunciosamente detalhados em participações brilhantes. QUE SE REPITA

PREFEITOS ULTRAPASSADOS
Vários prefeitos estão reclamando da diminuição dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), e por isso, estão usando esse argumento para explicar arbitrariedades cometidas em sua administração. Na cidade de Aquidabã, funcionários da “CONSTRUNEWS” e CCs da Prefeitura, estão comendo pão e água, devido aos rotineiros atrasos de seus salários, como também a negativa de direitos trabalhistas, a exemplo do décimo terceiro. O prefeito por sua vez explica problemas financeiros, citando a enorme dívida junto ao INSS (mais de 18 milhões), mais não sabe ele, que tudo isso é causado pela falta de PLANEJAMENTO no comando da máquina pública. SANTA PACIÊNCIA

ANIVERSÁRIO DOS BONS

O amigo Everton da Jurema, realiza nesse sábado 15, o 3° aniversário do seu bar. Terá Bingo beneficente! As atrações fica por conta dos; OZMORENOS, JORGE E AUGUSTO, BRINDÕES DOURADO e o paredão da SKOL. Não percam.

atualizado 13/11/2014



Tradicional forró do chicão está de volta


Hoje quinta-feira 11, acontecerá o tão famoso “Forró do Chicão” a parti das 19.00h depois de 3 anos letivos sem acontecer em nossa cidade. Forró do chicão é uma comemoração junina, onde os encabeçados pela organização são alunos do Colégio Estadual “Francisco Figueiredo”, surgindo no ano de 2004 quando professores do respectivo colégio tiveram a idéia de organizarem juntamente com os estudantes, idéia que na qual deu certo e até hoje é bem visto por toda comunidade.

 Dentro do evento são expostas ao publico, barracas diferentes que  abordam principalmente à cultura relacionada ao nordeste brasileiro como, comidas típicas, nossa cultura, cangaço entre outras. Na oportunidade quadrilhas se apresentam, o casamento caipira é realizado recheado de bom humor e no final a festa fica por conta de bandas com ritmo musical apimentado, nosso famoso “pé de serra” e forró. 

Senado aprova exigência de 'ficha limpa' para servidores públicos

 O plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira, 2, proposta de emenda à Constituição (PEC) que exige de ocupantes de quaisquer cargos públicos que se enquadrem nas exigências da Lei da Ficha Limpa. Esse é um dos 17 projetos listados como prioritários pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), na semana passada, numa agenda positiva de reação do Legislativo às manifestações que tomaram conta do País.

A proposta, que vai seguir para a Câmara dos Deputados, proíbe que pessoas tomem posse ou exerçam função pública caso tenham sido condenados por decisão definitiva de órgão colegiado da Justiça por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e abuso de autoridade, conforme prevê a Lei da Ficha Limpa. A norma, aprovada em 2010, criou uma série de regras que impedem pessoas de se candidatarem a cargos eletivos.

Na votação, o líder do PMDB no Senado e relator da proposta, Eunício Oliveira (CE), apresentou um substitutivo em que ampliou a vedação para servidores efetivos – inicialmente a proibição era apenas para ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança.
“A Lei da Ficha Limpa representou significativo avanço democrático com o escopo de evitar a participação, em cargos eletivos, de pessoas que não atendem às exigências de moralidade e probidade. Do mesmo modo, a adoção da ficha limpa na nomeação de ocupantes de cargos efetivos, em comissão ou de funções de confiança no serviço público, como ora se propõe, contribuirá sobremaneira para extirpar da administração pública aqueles que cometem ilícitos envolvendo o dinheiro e os demais bens públicos”, argumenta o senador, no seu parecer.

Os senadores aprovaram um destaque apresentado pelo senador Pedro Taques (PDT-MT) para retirar do texto de Eunício Oliveira a proibição de ocupar cargo público quem tenha sofrido condenação por crime doloso, nos últimos oito anos, por decisão colegiada pela Justiça. O pedetista argumentou que, se fosse aprovado dessa forma, uma pessoa que tenha sido condenada por um “furto de uma galinha” no período não poderia ingressar no serviço público.
“O importante é a punição para quem desvia dinheiro público”, afirmou o relator da proposta, ao aceitar a mudança no texto. Todas as proibições não valem apenas para quem se enquadre nas exigências da Lei da Ficha Limpa após a eventual entrada em vigor da emenda constitucional.

Vereador Lando de Bado diz em sessão na câmara de vereadores que SINTESE não funciona no nosso município.
Durante fala da vereadora e professora Tânia de Valter  na ultima sessão de quinta-feira 20, onde na oportunidade defendia seu requerimento solicitando da secretária de obras reparos em goteiras no colégio municipal Ovídio Oliveira que desde muito tempo tem prejudicado as aulas em clima chuvoso. O vereador Lando de Bado do PR, hoje base aliada do prefeito na câmara, questionou os argumentos da vereadora Tânia no que diz respeito as goteiras da escola “ Não tem condições de um professor dar aula em situação como essas, em outras cidades quando ocorre problemas como esses, professores não dão aula, sabe porque? Porque o SINTESE de lá funciona, agora para pedir aumento todos os professores reinvidicam”. Disse o vereador

Em resposta ao vereador, o programa do SINTESE intitulado de Hora da Verdade que vai ao ar todos os sábados a parti das 7h da manhã que tem como apresentador Vanderlei Silva, criticou o posicionamento do mesmo, dizendo que o sindicato não é institucional para resolver os problemas acima citados. “A culpa pode ser do vereador que deixa de cumprir com o papel dele que é de fiscalizar e cobrar soluções efetivas por parte do poder executivo” disse Vanderlei
“O que o vereador está passando é por problemas psicológico, quando você enxerga no outro o problema que tem em si” acrescenta o professor
   

Aquidabã de cara nova

A secretária de obras, iniciou uma mega operação que está deixando nossa cidade de cara nova. Desta vez, as cores dos canteiros das praças e das avenidas são as mesmas da campanha “Vermelho e Branco”, eu particularmente adorei a cor, e chama bastante atenção.
Além de embelezar a cidade, a secretária está sinalizando os quebra-molas, e a DR que é a empresa responsável para fazer reparos no asfalto já
foi solicitada e já está fazendo seu trabalho.


Tenda Paulo Freire, atende a população de Aquidabã




Ouça a reportagem de Gênison Bhalbyno, através do midia fire clicando AQUI


Aquidabã beneficiada  
Nos próximos dias a cidade de Aquidabã será contemplada com duas máquinas para auxiliar a manutenção das estradas vicinais do município e apoiar a agricultura familiar com ampliação das reservas hídricas. Essa é uma ação do Ministério do desenvolvimento Agrário -MDA, num valor de quase 1 milhão de reais. serão entregues uma retroescavadeira marca JCB e uma motoniveladora (patrol) da marca CATERPILLA. a entrega será no dia 23 de maio em Aracaju e contemplará além da nossa cidade mais 39 municípios sergipanos. 

Depois de 12 anos de espera, ponte do povoado Poço da Volta é reformada!
A secretária de obras de Aquidabã, iniciou na ultima terça-feira, a tão esperada reforma da ponte que liga Poço da Volta ao Oiteiro Alto. Segundo o secretário Jorge, a demora se deu por conta dos atrasos de entrega dos materiais, e que, a reestruturação já estava programada a pouco mais de 2 meses.

“Compramos materiais firmes, a situação como a ponte se encontrava era alarmante, as tabuas que aqui se encontrava já estavam em situação precária com riscos de acontecer um grave acidente” disse o secretário

Ainda segundo ele, as reclamações foram intensas dos moradores pela rádio comunitária, e a secretária não poderia deixar de atender mais uma reinvidicação, resolver este problema que estava dificultando a vida da comunidade.
“Estamos com o trabalho intensivo, pessoas competentes estão se esforçando para que nesta sexta-feira a ponte já fique pronta” acrescentou    
A matéria dos problemas enfretados pela comunidade de poço da volta, você encontra clicando AQUI


Fotos da ponte do Poço da Volta! Risco de desabamento!
O problema do povoado Poço da Volta e Oiteiro Alto, têm nome, “Ponte”.
Desde de muito tempo os moradores daquela região vem reclamando ao poder executivo providência, antes que aconteça alguma tragédia.
Veja a matéria clicando AQUI!





 
Grande Vigília "Encontro de Vasos"

Estao todos convidados para 1°Vigilia Encontro de Vasos em Aquidaba-se.No Ginasio de Esporte dia 11maio:PRELEITOR;Pr Givan Vilela Miss-Maria Aguiar/Cantoras:Paula Sayd;Cicera Nascimento;Jane Nascimento;Banda Adonay e Convidados.ORE E DIVUGUE.
org: Irmão Wellington
Contatos:07999849518 

Gestões Anteriores de Aquidabã, deixaram uma divida de R$ 6,6 milhões no INSS, prejudicando trabalhadores

“Colapso na prefeitura”

“Centenas de famílias sergipanas foram e são prejudicadas pela irresponsabilidade das administrações municipais, que deixaram de repassar o dinheiro para a Previdência. Hoje, milhares de trabalhadores no Interior do Estado estão processando prefeituras, pois não conseguem se aposentar”, diz o Cinform.
De acordo com o caderno especial, de autoria da jornalista Paula Coutinho, os atuais e ex-prefeitos fogem do assunto e não aprofundam abordagem sobre a realidade dos débitos das prefeituras. Muitos reclamam da queda dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPE), principal recurso que dá vida às administrações.
Entre os municípios sergipanos, Porto da Folha tem R$ 18 milhões em dívidas, seguido por São Cristóvão (com R$ 16,8 milhões), Japaratuba (R$ 12,6 milhões), Canindé (R$ 10,4 milhões) e Capela (R$ 9,7 milhões). Na lista das cidades que possuem dívidas milionárias, aparecem ainda Aquidabã (R$ 6,6 milhões), São Domingos (R$ 6,4 milhões), Santa Luzia do Itanhy (R$ 5,5 milhões), Rosário do Catete (R$ 5,4 milhões), Indiaroba (R$ 5,2 milhões), Divina Pastora (R$ 4,3 milhões), Maruim (R$ 3,9 milhões), Itabaiana (R$ 3,5 milhões), Graccho Cardoso (R$ 2,8 milhões), Simão Dias (R$ 2,6 milhões), Monte Alegre (R$ 2,5 milhões) e Carira (R$ 2,5 milhões).

FALTA DE SINALIZAÇÃO NAS ÁREAS ESCOLARES DE AQUIDABÃ
A grande movimentação de alunos nos horários de entrada e saída das escolas causa preocupação nos pais, professores e funcionários das instituições de ensino. O intenso fluxo de veículos e de crianças nesses locais elevam os riscos de algum acidente e reforçam a necessidade de sinalização e faixas de pedestres em frente e nas proximidades das escolas.
A falta de sinalização nas imediações escolares em Aquidabã e povoados é notável e preoado cruz grande, ! falta placa sinalizadora, lombacupante, segundo informações de alguns alunos e professores do colégio municipal Terezinha no povoda e faixa de pedestres!! Não esquecendo as sedes, escolas estaduais como Francisco Figueiredo, que não possui nenhuma sinalização ou lombada e Nações Unidas, Milton Azevedo,que emfrente não existe a faixa nem placas, apenas lombada.

BRINCADEIRA!!

Talvez eles achem que estamos no auge da ditadura militar, no final da década de 60 e início da década de 70, quando os brasileiros não podiam se manifestar de forma livre, e se fizessem iam para o pau-de-arara.
Estou no meio da comunicação aquidabaense a quase 1 ano, comecei como reporter comunitário e também como blogueiro, e o meu trabalho sempre foi pautado na ética, respeito e acima de tudo com profissionalismo, como repórter conquisto a cada dia respeito e credibilidade junto ao povo nossa ciadade que precisam dos meus serviços.
Mais infelizmente algumas pessoas pobre de espírito não pensam e nem agem assim colocam a frente de suas ações a bandeira da Política, da Perseguição, da Inveja, do Preconceito e descriminação. Essa perseguição é uma afronta não apenas a minha pessoa, também ao povo de nosso municipio e ao Blog e consequentemente ao Direito de Livre Expressão! Sei quem é este "Político", também sei que as atitudes dele demonstram o quanto o mesmo despreza a Democracia e como o meu Blog incomoda!
Para finalizar, queria reforçar o tocante ideal, ideais que defendo-o, que falo, e que ninguém conseguirá mudar, nem destruir.



Oitava sessão da Câmra de vereadores
Hoje quarta-feira, 03, haverá a 8ª sessão da câmara de vereadores de Aquidabã, em decorrência do feriadão municipal na quinta-feira, então, estão todos convidados, população aquidabaense, professores que estão preucupados com o projeto de lei 03/2013 que revoga a lei aprovada no ano de 2012, podendo ser aprovada ainda hoje.
    A parti das 7 da noite.
E claro, o blog do Gênison Bhalbyno estará fazendo toda cobertura dos acontecimentos realizados na sessão de hoje!!
http://reportergenisonbalbino.blogspot.com.br/


Convite Cultural

 Você é o nosso covidado para noite cultural hoje, na Praça Rubens oliveira a partir das 19:00 horas,l nas comemorações dos 131 anos de emancipação política de Aquidabã, com diversas apresentações culturais e shows com artistas da terra.
E claro, toda cobertura da Aquidabafm
www.aquidabafm.com.br


Bom senso

Prefeito municipal de Aquidabã, depois de marcar a primeira audiência com os professores de Aqudabã para o dia 28 de março, quinta-feira maior, feriado, e dizer no dia que não estava disponivel, marca a 2ª audiência para o dia 24 de abril desse mês. Segundo professores e representantes do SINTESE é um desrespeito com a categoria, e uma estratégia da administtração onde tenta de alguma forma atrasar o pagamento do piso, e resolver os problemas com a categoria

Comunicação

Ontem no programa Agenda Comunitária, o policial Augusto, candidato a vereador no ultimo pleito eleitoral da coligação do atual gestor, informou que no dia 01 deste mês, teve uma conversa com o prefeito, onde o administrador disse que a rádio comunitária Aquidabã Fm 104.9  vai morrer seca, mas não dará sequer uma entrevista informativa para a comunidade de Aquidabã, mas que irá responder com trabalho.  
Interessante saber como anda a comunicação entre administração com a sociedade. 

Compromisso

Prefeito de Aquidabã, José Carlos Dos Santos (Carlinhos), ontem 02, na sessão solene em homenagem a José Joaquim Macedo, abordou alguns assuntos que serão solucionados até o final do mês, como por exemplo: REFORMA DA RODOVIÁRIA MUNICIPAL, ÔNIBUS A DISPOSIÇÃO DOS ESTUDANTES DE FACULDADES QUE ESTUDAM EM ARACAJÚ, REFORMA DA BIBLIOTECA DA CIDADE ENTRE OUTROS, comfirmado pelo mesmo que esses projetos já estarão em andamento até o final do mês de abril.


Requerimento
  
Juscélio Jersey do PT líder da oposição, solicitou por requerimento do poder Executivo Municipal, projeto de Reforma da lei orgânica municipal, por está defasada e a elaboração do plano Diretor do município de Aquidabã prometido em campanha pelo atual prefeito.

Moção de Repúdio

O vereador e líder do prefeito Diego De Gonçalo do PPS, apresentou na ultima sessão a moção de repudio aos organizadores da décima quarta edição do micabã, em termos da contratação da banda Chica égua, justificativas que nas quais todos leitores desse blog já sabem. Outro requerimento apresentado pelo líder, encaminhado a secretaria de saúde, o terminar do posto de saúde do povoado segredo.

Pouca Vergonha

Diante das circunstancias, e os problemas enfrentados pela população, quero frisar aqui o saneamento básico da nossa região. Sabemos simplesmente que o nosso secretário de obras e sua equipe têm se esforçado para solucionar os problemas, mas que todo empenho não vai amenizar a nossa situação. Investimento, isso sim é o que precisa, muitos moradores vivendo praticamente na merda!! Esgotos sanitários a céu aberto, população reclamando e esperando o cumprimento das soluções prometidas.

Posso citar aqui, para compreensão de todos, alguns pontos emergenciais no nosso município relacionado a questão acima citado, como por exemplo algumas ruas sem calçamento do conjunto habitacional Teresinha de Araújo, que além desse problema de pavimentação sofre com a falta de condição de vida e bem estar, no mal cheiro e fezes boiando, principalmente na rua “M”, rua João dias Guimarães, algumas ruas do conjunto João Alves filho entre vários pontos caóticos. Falta de uma rede de esgotamento sanitário no município, isso sim é problema.

Diante dos relatos, observamos a incompetência dos nossos irresponsáveis antigos gestores, que nunca se colocaram na pele dos nossos municipis, que durante décadas sofrem com essa ineficiência do poder publico, e o que vemos, é a bomba das ultimas administrações explodindo hoje!!


 Novo índice de Dengue em Aquidabã, ainda não foi esclarecido

Um novo levantamento do índice de dengue no nosso município foi feito esse mês, de 7,5 para 3.1, mas nada foi esclarecido para a população. Esperamos agora, a resposta do requerimento do vereador Diego de Gonçalo, que pediu a presença do coordenador de epidemias o sr: Cláudio Guimarães para deixar clara a situação preocupante que se encontra a nossa cidade com relação aos focos do mosquito transmissor da dengue.

Mesmo com esse novo índice, e depois que a brigada estadual encerrou suas atividades na cidade, vale ressaltar que o combate não pode parar, o trabalho é individualmente de cada cidadão, para que não se repita assim, o ano de 2008.

Fiquem atentos, o combate não pode parar, a vítima pode ser você!!

Alerta ao prefeito municipal

Depois do novo surto de dengue em nosso município, a câmara de vereadores envolvida em polêmicas, duas festas ao mesmo tempo sem nenhuma necessidade, entre outros problemas que o município vem acarretando desde da ultima administração, fico pensando nos funcionários efetivos do município que estão recebendo seus salários sem trabalhar. ACORDA PREFEITO, NOSSO DINHEIRO NÃO É PRA SER DISPERDIÇADO!!

Problemas resolvidos

O que era simplesmente rua esburacada, relatado aqui nesse  blog como Aquidabã ou buracolandia, lombadas sem sinalização, secretária de obras ineficiente, hoje posso tecer meus elogios a nova administração, todos esses problemas já foram resolvidos. Parabenizar também, o competentíssimo secretário de obras o sr: Jorge pelo belíssimo trabalho a frente da pasta, como Leno mesmo diz –Super Jorge.


Polêmica Chica égua
A banda Chica Égua com letras de duplo sentindo, e muitas vezes de sentido direto, que levam as pessoas a praticarem gestos obscenos e fazerem apologias ao uso de drogas e desvalorização da mulher vem sendo alvo de duras críticas e investigações pelos Ministérios Públicos de algumas cidades. 

MICABÃ vs CAVALGADA
 Depois de muitos comentários favoráveis e contra a cavalgada realizada no próximo dia 30, data que eventualmente compatível com a Micabã 2013, podendo até mesmo atrapalhar, o repórter Gênison Bhalbyno saltou no programa Agenda Comunitária a informação que mas uma vez deixou a galera afoita.
Segundo informações de Altos, a cavalgada é relacionada ao finado Clésio Maia, que fazia essa festa todo sábado de Aleluia.

Na participação por SMS, um ouvinte, relatou que a cavalgada está orçamentada em quase $60.000, basta saber agora se é dinheiro do município, ou de patrocinadores como é relatado em carro de sOM, já que a prefeitura municipal não se encontra em estado confortável, preço ainda não confirmado.

A banda CHICA ÉGUA que irá tocar na Micabã, evento realizado por Marcelo produções, é uma banda que está rendendo muitos comentários na cidade desde que o líder do prefeito, na quarta sessão do legislativo no dia 7, disse que irá protocolar no ministério publico a proibição da entrada de menores de 18 anos no show da citada banda. Algum país já confirmou que não irão deixar seus filhos ir ao show da banda, porque possui letras de duplo sentido e musicas pornográfica podendo afetar assim a integridade moral dos mesmos, outros dizem que confia na palavra do organizador que não terá nada de anormal, e seus filhos podem ir sem nenhum problema.

Basta saber, quem está certo????

6 comentários:

  1. valdemar batista alcarde13 de março de 2013 às 12:50

    Se a cavalgada será em horário diferente da micabã não vejo uma concorrência. Quem gosta de cavalgada poderá participar dela e à noite poderá participar da micabã. É só uma questão de gosto pessoal e de um pequeno gasto a mais no mesmo dia.

    ResponderExcluir
  2. Verdade sr Valdemar Alcarde! Agora imagine só,se tivessemos,que impedir os direitos de todos; só teriamos um banco,um super mercado,uma ótica,um odontólogo,uma clínica,uma loja de móveis,uma de celular,um açougue,uma oficina mecânica e assim sucessivamente,o problema:é que este povo acostumou-se com o monopólio e a politicagem descabida e nojenta. Acorda Aquidabã!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Genison Bhalbyno!
    Seu blog tá indo de vento em popa,parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Gênison, ótima matéria mais essa divida começou a mais de 15 anos e ater hoje estar ai...todos tem parte nela, mais o maior culpado é nossa Justiça que não faz nada...Isso aí é um mensalão...Sob a Dengue e outros problemas a culpa será de quem, porque tem areais que só pode ser o culpada por pessoas técnicas...e como muito conhecimento...eu mesmo conheço pessoas que trabalham nesta área a muito tempo e estão fora por motivos não explicado..

    ResponderExcluir
  5. A divida foi acumulada nos ultimos 6 anos e meio... E nao nos 15 anos. Parabens ao prefeito que construiu a ponte pro povo que esperou ha 12 anos e por ter ajudado ao povo nesse periodo de seca com raçoes e outras coisas. Parabens!

    ResponderExcluir
  6. Gênison, adorei seu blog, gostaria que vc me ajudasse; caso não seja possível, por favor me indique alguém que me ajude. Meu nome é Maria José; sou nascida aí em Aquidabã - SE e gostaria de ver se consigo encontrar alguns irmãos que aí ficaram. Hoje eu estou no estado de São Paulo, meu telefone é (18) 96373692, minha mãe era bem conhecida aí, era a famosa GENA FERRÂO, talvez alguns moradores antigos sabem dar noticias, Por favor me ajude. Um abraço.

    ResponderExcluir

Identifique-se